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Português em movimento

O Blogue de Português do 2º ciclo da E. B. Lousada Centro

Português em movimento

O Blogue de Português do 2º ciclo da E. B. Lousada Centro

Escola assombrada

 

Escola assombrada

Certo dia, o Marco estava a fazer uma caminhada e, ao passar junto da sua escola, ouviu uns barulhos estranhos, pois já era noite e a escola já tinha fechado.

Então, muito curioso e preocupado, resolveu telefonar aos seus amigos Max, Maria e Martim, para lhes contar o que tinha acontecido.

Entretanto, arranjaram maneira de sair de casa sem os pais saberem e encontraram-se nas traseiras da escola.

Depois de muita confusão, conseguiram encontrar um nome para o bando de investigadores que acabaram de formar. Seriam, assim, o “Bando dos M’s” .

De repente, começaram a ouvir mais barulhos estranhos e viram umas luzes que se mexiam no escuro! Ficaram muitos espantados e a Maria ficou cheia de medo.

Depois de a convenceram a entrar, decidiram trepar o muro e explorar o pavilhão verde, pois parecia ser dali que vinha a confusão.  Esconderam-se no pátio, atrás de um arbusto para poderem espiar sem serem vistos. Aos poucos, começaram a aparecer umas sombras escuras com luzes pequeninas que mais pareciam os espíritos ou fantasma de um filme de terror. Ficaram todos arrepiados mas, apesar de ser meia-noite, ganharam coragem e aproximaram-se para investigar melhor.

Subitamente, as sombras desaparecem e só se via o monte, tal como era habitual. Que grande mistério! Resolveram ir embora quando viram novamente um vulto a correr.

Foi então que o Max se decidiu e correu o mais rápido possível, atrás do vulto e conseguiu vê-lo a entrar na porta do ginásio que, pelos vistos, tinha ficado aberta.

Muito agitado, o Max telefonou ao Martim e, em voz baixa, explicou onde estava.  Quando se juntaram todos novamente, resolveram entrar também e , qual não foi o seu espanto quando viram um grupo de miúdos inofensivos que apenas se divertia numa aventura nocturna na escola. Depois de lhes perguntarem como desapareceram no monte, ficaram a saber que por ali havia um túnel secreto e que os tais miúdos usavam para as suas brincadeiras misteriosas!

Afinal, o mistério foi resolvido e todos ficaram amigos, guardando aquele segredo para sempre!                                                                                        

FIM!

Trabalho realizado pelos alunos de Apoio ao Estudo, do 6.º F:

Lucas Carmo, Marcelo Sequeira, Matilde Silva, Pedro Pinto

                                 

DIA DA EUROPA

Os países da Europa
Vivemos em Portugal
O país do bacalhau,
Muito sol e boa praia
E um petisco nada mau.


Ali ao lado está Espanha
País de “nuestros hermanos”,
Muitas guerras e tratados
Da história que estudamos.


A França fica mais além
A terra de Napoleão Bonaparte,
Que tinha ares de imperador,
Mas acabou posto de parte.


A Itália é uma península
Com a forma de uma bota,
De lá vieram os romanos
Mas não vieram de mota.


Bem no Norte a Noruega,
Com gente fina e elegante,
Não somos nada parecidos
Deve ser por estar distante!


Gabriel Marques Mateus, n.º6, 6.ºC

 

O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Ao aproximar-se o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), relembramos algumas das atividades realizadas na nossa escola no âmbito da promoção da leitura e do gosto pelos livros.

  • Feira do Livro   

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  • Oferta do livro "A Misteriosa Cassandra", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

    Os alunos do 6.º ano receberam o livro "A misteriosa Cassandra" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, editado pela Câmara Municipal de Lousada no âmbito do "Plano Municipal de Leitura". A entrega ficou a cargo da Dra. Adelaide Pacheco (Diretora da Biblioteca Municipal de Lousada)

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  • Concurso Nacional de Leitura 

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  • Leitura Autónoma 

 Todos os alunos do 2º ciclo foram desafiados a ler, por iniciativa própria, obras que posteriormente apresentaram aos colegas. Eis alguns exemplos:

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  • Semana da Leitura: atividade "(A)braços com os Livros" 

Alunos do 6º ano deslocaram-se às turmas do 5º ano para lhes ler uma parte de uma obra.

(Infelizmente não temos registos fotográficos desta atividade).

  • Dia Mundial da Poesia

No Dia Mundial da Poesia, a biblioteca espalhou poesia pela escola e os alunos leram os seus poemas preferidos.

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Neste dia, os alunos das turmas A, C e D do 6º ano festejaram a primavera e a Poesia:

  • Participação no I Sarau de Poesia

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Oferta do livro ”A misteriosa Cassandra”

 

       

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       No dia 2 de fevereiro de manhã, as aulas da minha turma e das restantes turmas do 6º ano foram interrompidas para nos dirigirmos ao auditório da escola, no pavilhão polivalente, e receber o livro ”A misteriosa Cassandra ” que nos foi apresentado pela Dr.ª Adelaide, diretora da Biblioteca Municipal de Lousada.

       A Drª Adelaide começou por nos informar que esta atividade se enquadra no Plano Municipal de Leitura e que todos os anos a Câmara Municipal oferece livros aos alunos do 6º ano com o objetivo de promover o gosto pela leitura.

       Em seguida assistimos a um vídeo onde as autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães nos falaram do livro, das personagens e de Lousada que é onde se passa toda a história.

       Gostámos muito da apresentação e também do livro de tal maneira que algun alunos o começaram a ler logo de seguida.

Miguel, Mara e Ana Isabel, 6º B

 

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“Criamos uma estrela”

 

     Os alunos do Apoio ao Estudo elaboraram textos não literários, no âmbito da escrita criativa.

     Assim, o grupo “fabricou” uma personagem e, então, nasceu uma estrela: a bailarina clássica Alice Giovanni.

 

 

Texto biográfico

Alice Giovanni     

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              Alice Giovanni famosa bailarina clássica nasceu a 7 de Junho de 1962 em Penafiel, tendo a nacionalidade Portuguesa.

              Passou a maior parte da sua vida com seu pai António Giovanni, sua mãe Genoveva Mendes, sua irmã Maria Inês e seu irmão Rui Pedro.

              A sua infância foi dedicada ao ballet, tornando-se uma grande bailarina. Ela ganhou o primeiro prémio no concurso de bailado infantil com 12 anos. Aos 21 anos, já era a primeira bailarina da Companhia de bailado da Fundação Calouste Gulbenkian.

               É uma figura magra, de estatura média, cabelos longos, castanhos e encaracolados.

               É muito divertida, serena, empenhada, determinada e sonhadora.

               Casou-se com Cristiano Fonseca a 1 de Janeiro de 1987, um famoso fotógrafo que conheceu no seu primeiro espectáculo.

 

 

Texto não literário (Entrevista)

Nasceu uma estrela

Hoje vamos entrevistar a famosa professora de dança Alice Giovanni que teve a simpatia de se deslocar à nossa escola.

Repórter: Quando é que decidiu que gostaria de ser bailarina?

Alice: Em primeiro lugar, agradeço o convite para estar aqui. Em segundo lugar, a minha inspiração surgiu quando fui ver o espetáculo “O lago dos cisnes”. Achei os movimentos da bailarina principal muito encantadores.

R: Como foi a sua infância?

Alice: A minha infância foi muito feliz, cheia de aventuras, amigos e muito afeto.

R: Como conheceu o seu marido?

Alice: Eu conheci-o no meu primeiro espetáculo quando fui premiada num concurso da Companhia de Bailado Calouste Gulbenkian.

 R: Alguma vez pensou em ter filhos?

Alice: Não, porque como estou sempre em digressão, entrevistas e espetáculos não teria tempo para cuidar deles nem para lhes dar atenção.

R: Qual foi o momento mais emocionante da sua vida?

Alice: (suspiro/ sorriso) Penso que foi no dia que, ao sair de um dos meus espetáculos, uma menina me abordou dizendo que eu a inspirava para ser bailarina. Emocionei-me muito!

R: Quais são os seus projetos para o futuro?

Alice: Pretendo continuar a dar aulas de dança até à minha reforma. Depois, quero escrever a minha autobiografia sobre tudo o que eu aprendi para poder passar para as gerações futuras e para inspirar novas pessoas. Pretendo terminar a minha vida na minha casa com a minha família.

R: Que conselhos daria atualmente para quem quer iniciar uma carreira de bailado em Portugal?

Alice: Em primeiro lugar quando se faz uma opção de vida deve-se trabalhar muito e nunca desistir. Em segundo lugar, aconselho a que tenha sempre um plano B e que tentem ser felizes.

R: Agradecemos por nos ter dado um pouco do seu tempo. Desejamos-lhe uma vida feliz e muito sucesso!

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Textos elaborados pelos alunos do 6ºC, no Apoio ao Estudo, com a colaboração da professora Edite Alves:

                                                                                                      Rafael Gonçalves, N.º 5; Guilherme Ribeiro, N.º 8;

              Inês Moreira, N.º 10; Lara Pinheiro, N.º 14;

Luana Teixeira, N.º 16 e Maria Sousa, N.º 17

 

 

Um menino misterioso

 

        Do lado de fora da minha janela, reparei numa personagem muito interessante. Era um rapazinho muito pequenino, mais parecia um aluno do infantário! Era muito magrinho e caminhava com um passo muito lento.

       Foi então que tive uma ideia genial: decidi segui-lo, dizendo à professora que necessitava de ir a casa de banho.

       Pus-me a caminho como se fosse um espião daqueles que nunca falham. Vocês nem imaginam o que aconteceu! A criatura muito franzina, ganhou velocidade e foi de encontro à parede da sala dos professores! Eu nem podia acreditar no que estava a ver: o rapazinho desapareceu através da parede!

        Fiquei nervoso! Então, depois de pensar um pouco, resolvi tocar na parede para ver se era uma parede normal ou especial. Nada aconteceu. Era completamente normal. Pensei durante algum tempo até concluir que o melhor seria ganhar coragem e atirar-me também contra a estranha parede.

          No momento do impacto, ia cheio de medo e, ao mesmo tempo, cheio de curiosidade. Senti uma espécie de formigueiro e vi uma explosão de cores. Quando tudo acalmou, percorri um longo corredor que ia dar uma porta…

         Por uns momentos, senti-me assustado, mas tive que continuar para descobrir o que havia para lá daquela porta e o que teria acontecido ao miúdo. Muito vagarosamente, abri a porta e … imaginem! Era uma sala gigante, cheia de doces maravilhosos, onde também havia uma máquina de café, outra de gelados e outra de chocolate derretido! Era o sonho de qualquer pessoa!

       No meio daquele paraíso doce, estava o nosso misterioso rapaz. Agora, ele já tinha um aspeto forte, mais alegre e animado! Só tive tempo de apanhar um punhado de doce antes de ver o rapaz desaparecer por outra porta igualmente misteriosa. Decidi segui-lo! Do outro lado daquela passagem, infelizmente, nada havia de extraordinário. Apenas havia o lado de fora, o lado normal da sala dos professores!

      No final desta curta e fantástica aventura, apenas fiquei a saber este precioso segredo que tenciono usar muitas vezes e apenas partilhar com as pessoas que mais amo.

                Texto original, criado pelos alunos do 6ºC, no Apoio ao Estudo, com a colaboração da professora Edite Alves:
Rafael Gonçalves, N.º 5, Guilherme Ribeiro, N.º 8, Inês Moreira, N.º 10, Lara Pinheiro, N.º 14, Luana Teixeira, N.º 16, Maria Sousa, N.º 17 

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES "LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS"

 

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
 
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.
 
O mote para este ano é: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.